De todos os dentes permanentes, o terceiro molar é o último a erupcionar na boca, por volta dos 16 aos 20 anos de idade.
Esse dente é conhecido como “dente do siso” e “dente do juízo” (devido à idade que surge). Nem todas as pessoas possuem os quatro dentes; é possível ter 3,2,1 ou nenhum.
Segundo a história, esses dentes eram extremamente necessários na era dos primatas, quando precisávamos mastigar alimentos bem duros, como carne crua e plantas. Nessa época, a arcada dentária era maior e a população tinha até o quarto molar. Com a Revolução Industrial e a chegada dos alimentos ultraprocessados e mais macios, a mastigação é bem mais leve e fácil. Assim, a arcada dentária apresenta um tamanho menor, extinguindo o quarto molar.
Esperamos que, em breve, o terceiro molar desapareça devido à uma arcada mais atrófica e espaço menor para uma posição favorável. Nesses casos, a remoção do dente está indicada, assim como em casos de infecção ou dor, dificuldade de higienização e pacientes que serão submetidos a tratamento ortodôntico. Situações em que exista espaço suficiente no arco, não há sinais de infecção ou dor e os dentes estão em uma posição adequada, não necessitam de remoção.
Extração do Siso: Quais os cuidados pós-operatórios?
A cirurgia de remoção do dente do siso é, na maioria dos casos, tranquila, quando realizada com um profissional especializado. Na consulta de avaliação é realizada uma anamnese detalhada (incluindo informações de saúde geral do paciente como problemas cardíacos, hipertensão, diabetes etc). Avaliação da radiografia panorâmica e prescrição de medicação pré operatória.
Após o procedimento (realizado com anestesia local), realiza-se a prescrição com antibiótico, anti-inflamatório e analgésico. Além disso, uma série de orientações pós cirúrgicas:
- Aplicar bolsa de gelo na área operada nas primeiras 48 horas;
- Evitar bochechos nas primeiras 24 horas;
- Alimentação gelada e líquida por 48 horas. Depois, alimentos mais pastosos em temperatura ambiente;
- Evitar exercícios físicos e exposição ao sol por 5 a 7 dias após a cirugia;
- Não fumar;
- Deitar-se com a cabeça mais elevada;
- Higienizar a área com delicadeza e cuidado;
- Tomar a medicação rigorosamente como orientado pelo Dentista;
- Realizar o retorno ao consultório após 7dias para remoção da sutura e controle.
De sete a dez dias, o paciente está apto para retornar às atividades normais do seu dia a dia.
O nascimento do Dente do Siso e a Periocoronarite
"Acho que meu siso está nascendo. Ai, que dor!"
O terceiro molar, ou dente do siso, começa a se formar por volta dos 5 anos de idade e só nasce entre os 16 e 20 anos. Um dos principais motivos de visita ao dentista na fase de erupção desses dentes é um quadro denominado pericoronarite.
Mas o que é a Periocoronarite?
A periocoronarite é um processo infeccioso do capuz que recobre o dente. Entre o dente e a gengiva que o recobre existe um espaço difícil de higienizar. Nesse espaço acumulam resíduos alimentares e bactérias e dificilmente a escova consegue remover. É assim que ocorre a infecção, tornando a área avermelhada, edemasiada e muito sensível.
O paciente pode apresentar pus na região, dificuldade de abrir a boca, dificuldade de deglutição, dor de cabeça e de ouvido, febre e mal estar geral. Se não tratada, pode ocorrer comprometimento da faringe, resultando em um edema na região da glote.
O tratamento é realizado com antibióticos, anti inflamatório e analgésicos. Quando houver regressão da fase aguda, o dente deve ser removido.